top of page

  Lenda de S. Fructuoso e o Diabo

“Segundo a lenda, estava S. Fructuoso a ajudar o pároco na celebração da missa. Já durante a celebração, algumas mulheres estavam a conversar e a rir baixinho completamente alheias à celebração eucarística.

 

O diabo por traz delas ía apontando numa pele, todos os pormenores para as julgar no dia do juízo final. Mas os apontamentos eram tão longos que de tempos a tempos tinha que segurar a pele com os dentes puxando-a para a esticar e assim obter mais espaço para escrever. Tanto esticou, tanto esticou que a certa altura a pele rebenta e o diabo bate com a cabeça na parede caindo no chão.

 

Frutuoso no altar ao ver o sucedido, soltou uma gargalhada que deixou o pároco surpreendido.

 

No fim da Eucaristía, o padre perguntou a Fructuoso o que se tinha passado para ele se rir no altar e Frutuoso contou-lhe o que vira.

 

Disse Fructuoso:

-“Como o diabo bateu com a cabeça na parede e caiu ao chão eu achei piada e ri-me.”

 

Não conheço esta lenda com outro conteudo, exceto no pormenor de bater com a cabeça na parede, que por se tratar do diabo sempre ouvi dizer que bateu com os cornos, portanto, não vão ser tecidos quaisquer comentários.

 

Acrescento apenas que esta lenda figura também nos arquivos do CEAO, com a referência APL1708, conforme mostra a figura 240.

 

 

Figura 240 – Lenda de S. Fructuoso e o diabo registada no CEAO-Centro de Estudos Ataíde Oliveira.

-

.

 

.

bottom of page