Dia das Mentiras.
Todos nós já ouvimos falar no dia das mentiras como sendo o dia 1 de Abril. Neste dia da forma mais natural e mais convincente possível, tentamos enganar alguém sobretudo se se conseguir pegar em algo que realmente diga respeito à pessoa a quem vamos tentar fazer cair no logro. São por norma mentiras sem causar consequências e sem qualquer tipo de ofensa, até porque regra geral, quando a mentira era conseguida, tudo acabava em gargalhadas.
Segundo se julga, esta tradição iniciou em França por volta do ano 1564. Até aqui o início do ano tinha lugar no dia 25 de Março com a chegada da Primavera e as festas, que incluiam troca de presentes, duravam até 1 de Abril.
Com a adoção do calendário Gregoriano em 1564, o rei decretou que o início do ano passaria a comemorar-se no dia 1 de Janeiro. Alguns Franceses não aceitaram bem a ideia e continuaram como até aí a comemorar o início do ano em 25 de Março.
A população que adoptou o novo calendário passou a enviar àqueles que não queriam o novo modelo, presentes estranhos e vazios e a enviar convites para festas que não existiam.
Como o tempo tudo resolve, este acabou por difundir a brincadeira por toda a França, e gradualmente, foi alastrando para outros países da Europa e depois para outros continentes.
Não conheço diferenças nesta tradição que sejam influenciadas ou ditadas pelas zonas geográficas de forma que em todo o mundo a tradição é muito semelhante.
Actualmente em Constantim já quase não se brinca no dia 1 de Abril de forma que esta tradição cada vez mais nos passa despercebida rumando veloz em direção ao esquecimento.
-
.
.