top of page

  Lenda do Dente Santo

 

Esta lenda não é contada em Constantim, mas sim na zona de Braga. Por isso, não irei alongar-me nem tecer grandes comentários sobre ela limitando-me apenas a mencioná-la por supostamente referir um dente de S. Fructuoso de Constantim bem como algumas semelhanças que existem relativamente à lenda da Santa Cabeça, conforme vemos no excerto do site GEOCACHING, no endereço www.geocaching.com.

 

 

Figura 241 – Fragmento do texto do site www.geocaching.com.

 

Após análise dos fatores comuns retratados no fragmento apresentado, transcreve-se na figura seguinte a lenda do Dente Santo com as óbvias parecenças com a lenda da Santa Cabeça.

 

 

Figura 242 – Lenda do Dente-Santo extraída de http://pt.slideshare.net/josesmelo/lendastradies.

Para quem pretender ler um pouco mais sobre ambas as lendas, poderá consultar a disertação de J. A. Pires de Lima, Professor da Faculdade de Medicina do Porto, na sessão científica de 3 de Junho de 1921, acedendo ao endereço http://www.geocaching.com/geocache/GC1M54N_o-dente-santo-de-aboim-da-nobrega?guid=fdf7342b-d6a9-47fd-a543-e1ac3dd74ad4.

 

No CEAO-Centro de Estudos Ataíde Oliveira, no endereço www.lendarium.org, encontra-se descrita com o nº APL 1726 a lenda do Homem Grande, no entanto, em face do texto que apresenta, não penso que deva ser considerada como tal não merecendo no meu entender o estatuto de lenda.

 

Quando a mencionaram como lenda, parece que esqueceram que uma lenda é uma coisa complexa e que perdura por muitas, muitas gerações, caso contrário quem a descreveu, não o teria feito.

-

.

 

.

bottom of page