VOCABULÁRIO
O papel da língua é fundamental nas relações humanas. Essa importância é acentuada, se se considera que qualquer sociedade depende da língua para divulgar suas informações através dos meios de comunicação de massa, para construir um sistema literário e cultural, para desenvolver tecnologias, enfim, para se perpetuar.
Ao associar-se língua e sociedade, pode-se recorrer à área de estudos denominada Sociolingüística, que trata da relação entre as variações da estrutura social e as variações da estrutura lingüística. A Sociolinguística descreve a gíria como o fenômeno sociolingüístico no qual grupos sociais formam um vocábulário próprio que posteriormente pode ultrapassar os limites desse conglomerado de pessoas. Muitas vezes a gíria é confundida com o jargão, porém a gíria inclui o jargão que é o vocabulário técnico de uma profissão. Da mesma forma a gíria abrange o calão, que é a expressão lingüística grosseira ou obscena.
Como em todas as regiões, também Constantim tem os seus termos próprios, a sua gíria, o seu jargão e o seu calão, uma fala espontânea e fluente do povo que muitas vezes não obedece à disciplina gramatical.
É no entanto uma língua moldada por centenas de anos, composta por deturpações de palavras e alterações de outras e que inclui sem dúvida as constantes divisões do território entre Portugal e Espanha.
.
Os Administradores