CONSTANTIM NA AtualiDADE
O Cabaço
A ferramenta a que se chama Cabaço, há muito que deixou de ser utilizada em Constantim fundamentalmente por dois motivos. O aparecimento de ferramentas mais versáteis, principalmente os motores de combustão e também a sucessiva falta de água.
Composto por um balde metálico atravessado por um tubo também metálico que permitia a introdução de um cabo de madeira, o cabaço era uma ferramenta destinada à elevação de água em pequena escala, transpondo-a para os terrenos para efetuar a rega, habitualmente de pequenas áreas, dependendo no entanto da necessidade. A ferramenta só podia ser utilizada se o acesso à água fosse fácil e portanto sem água muito profunda.
Figura 393 – O Cabaço.
Para o efeito, baldeava-se a água de ribeiros, minas, poços ou poças. Era pois um trabalho moroso, porque quanto mais capacidade tivesse o cabaço mais difícil era retirar a água criando o caudal necessário à rega.
O cabaço é pois mais um instrumento que, apesar de muito útil noutros tempos, sucumbiu à evolução e morreu no esquecimento das gerações atuais.
*
*