capela DA SRª DA PIEDADE / SR. DOS PASSOS
Adossada a Sul, à fachada lateral esquerda e avançada relativamente à fachada principal em cerca de metade do seu comprimento, ergue-se a capela da Srª da Piedade que durante muitos anos albergou a imagem do Senhor dos Passos.
Figura 150 – Pormenor do interior da capela do Senhor dos Passos antes do restauro e pormenor da cornija.
De planta retangular e construída em cantaria aparente, possuindo características tardo-românicas esta capela deverá ter sido edificada no século XV e/ou XVI e é a que mais valor empresta ao conjunto.
Terminada em meia empena com cobertura de uma água e inclinada a Sul, remata-se com cornija inteiramente decorada com motivos fitomórficos que na fachada Sul, assenta em seis cachorros esculpidos, sendo rasgada frontalmente por portal largo de arco abatido, com arestas biseladas e encimado por óculo, curvo na parte superior em jeito de arco de volta perfeita. De acordo com o projecto, possuía na parte lateral esquerda uma fresta retangular.
Interiormente é coberta por abóbada de berço, possuindo lateralmente arcos amplos, abatidos e entaipados.
No arco lavrado no lado direito foi talhado um pequeno nicho para albergar alfaias.
Figura 151 – Exterior da Capela e atual imagem de Nª Sr.ª da Piedade.
Na parede testeira, abre-se um outro arco, de volta perfeita, onde se encontra encastrado um altar atual, em pedra. A pavimentação da capela é feita em lajes de granito.
Tendo em conta as informações obtidas sobre as capelas na História da Igreja e a idade desta, não existem dúvidas de que se trata da antiga capela de Nª Sr.ª da Piedade.