CONSTANTIM NA AtualiDADE
O Enxadão, a Enxada e a Sachola.
Alfaia conhecida também por enxada de dois bicos é em Constantim chamada de Enxadão.
É utilizada essencialmente nos terrenos mais compactos ou duros por permitir uma mais fácil entrada na terra, que depois é lançada em movimentos repetitivos e constantes sobre o rego anteriormente aberto, de forma a cobrir o conteúdo orgânico da superfície que dará origem ao próximo rego, bem como a semente lá colocada. Será um trabalho repetitivo do princípio ao fim da área onde se pretende semear ou plantar a semente que se pretende ver produzir.
Figura 369 – O Enxadão.
Figura 370 – O Rego aberto já com o conteúdo orgânico do próximo rego, faltando apenas a semente.
Figura 371 – A Enxada.
Este trabalho será sempre efetuado, tendo em consideração a inclinação que se pretende dar ao terreno semeado, de forma a facilitar a futura rega.
A Enxada executa a raspagem do conteúdo orgânico para o rego aberto, demarca o tamanho do próximo rego e serve também para virar a terra cobrindo a semente sempre que a terra é mais mole.
Ao trabalho de raspar a erva, habitualmente em conjunto com estrume orgânico e adubos, dá-se o nome de “rapar” e à tarefa de transposição da terra para tapar o rego cobrindo as sementes chama-se “erguer”. Por norma, o rapar do rego é efectuado com a “Sachola”, (ferramenta igual à enxada mas de tamanho um pouco inferior), por ser uma ferramenta mais leve e de mais fácil manuseamento.
É um trabalho moroso e cansativo pela posição inclinada com que tinha que se trabalhar, por vezes o dia inteiro. A mecanização veio alterar estas rotinas, facilitando todo o trabalho, melhorando a rapidez e reduzindo drasticamente o esforço físico.
*
*