top of page

CONSTANTIM NA AtualiDADE

As Leiteiras

 

Noutros tempos eram os Leiteiros e Leiteiras que faziam a distribuição do leite porta a porta, carregando na cabeça as vasilhas com o leite fresco. É uma profissão já extinta, que obrigava na maior parte dos casos a percorrer a pé grandes distâncias até chegar às diversas aldeias para venderem o seu produto.

​​

​Figura 330 – A Leiteira.

O leite era transportado em leiteiras de vários formatos e capacidades, embora sem grandes diferenças na sua forma, mas sempre à cabeça.

 

Para o fazerem com mais segurança, recorriam à “rodilha” que enquanto protegia a cabeça da base rija da leiteira, conferia-lhe mais estabilidade, que com a prática já dispensava a utilização das mãos para segurar a vasilha.

E convenhamos que não é nada fácil transportar líquidos à cabeça devidos ao ondejar do líquido que com os movimentos do corpo se não mantém estável.

Posteriormente e até meados do século XX deslocavam-se em carroças até às localidades, indo depois de porta em porta para servir os seus clientes.

​Figura 331 – A rodilha.

A rodilha era pois fundamental no transporte e era feita com um pano qualquer, que enrolado entre os dedos lhe dava um formato arredondado, rematando depois com uma das pontas entrelaçando-a numa das voltas. Embora a rodilha permaneça nos dias de hoje, as leiteiras no entanto saíram de uso e já muito raramente aparecem a não ser como objetos de decoração, tal como os medidores utilizados.

 

​Figura 332 – Leiteiras com várias capacidades e um medidor.

 

 

Também aparecem eventualmente, utilizados no armazenamento de produtos vários, mas não na função para que foram concebidas, pois a utilização de embalagens “pack” além de facilitar a conservação, facilita também o transporte.

*

*

bottom of page