top of page

Jogo do Lencinho.

O jogo de lencinho era também um jogo colectivo, formado por duas equipas com o mesmo número de elementos. Cada equipa numerava os jogadores, numeração que apenas era do conhecimento da equipa. Um elemento neutro e árbitro, ficaria colocado no terreno de jogo à mesma distância de ambas as equipas e cabia-lhe fazer a chamada por números dos elementos das equipas e mediar o jogo.

As regras consistiam em tirar o lenço do elemento neutro e transportá-lo quer para a linha de partida da sua equipa, quer para a linha de partida do adversário, sem que o jogador da outra equipa tocasse no jogador que tem o lenço na mão.

Se um dos jogadores chegasse sem ser tocado à sua linha, ganhava dois pontos. Se chegasse à linha adversária ganhava quatro pontos, mas se fosse tocado pelo elemento adversário, perdia dois pontos. Estes dois pontos só eram válidos se o jogador tivesse o lenço na mão, pois o jogador podia deixar cair o lenço antes de ser tocado e aí tudo funcionava como se o lenço estivesse na mão do árbitro.

O elemento neutro podia chamar um número de cada vez, mais que um ao mesmo tempo, mais do que um de forma espaçada ou todos ao mesmo tempo. Para chamar todos ao mesmo tempo proferia a palavra “fogo”.

Ganhava portanto a equipa que dentro do tempo estipulado para o jogo conseguisse amealhar mais pontos.

*********************************************

Numa outra versão do jogo do lenço, os participantes sem número definido dispunham-se em círculo exceto um dos elementos que por qualquer critério era selecionado para ficar fora do círculo com um lenço.

O elemento que transportava o lenço andava em volta da roda pronunciando estas palavras:

                        -O lencinho anda na mão, inda não caiu ao chão.

                          -O lencinho anda no bolso, inda não caiu ao poço.

Depois de o jogador deixar cair o lenço nas costas de um dos jogadores da roda, tocava-lhe nas costas e o jogador tocado tinha que apanhar o lenço e correr para tentar apanhar o jogador que tinha largado o lenço para que este não lhe ocupasse o lugar na roda. O jogador tocado tinha que o apanhar no espaço que faltava para completar a volta à roda e mais uma volta completa.

Se o jogador do lenço fosse apanhado, continuava a circundar a roda. Se não, ocupava o lugar do outro jogador na roda.

Assim se iam alternando os jogadores, prolongando-se o jogo enquanto os participantes o desejassem.

*

 

*

bottom of page