top of page

CONSTANTIM NA AtualiDADE

A Enxofradeira

 

Com vista a uma melhor produção, é necessário combater as pragas que prejudicam o normal desenvolvimento das plantas. Tal como o Míldio, também o Oídio prejudica a função de clorofila da planta e invade o fruto. Com calor e humidade, o Oídio torna-se ativo invadindo as partes verdes da planta, propagando-se aos frutos.

Manchas de pó esbranquiçado anunciam a presença de esporos e sem tratamento os tecidos onde se instala acabam por morrer e a produção pode ser parcial ou totalmente perdida.

A grande densidade de folhas na videira e uma elevada humidade relativa no ar incrementam o desenvolvimento do fungo. A prevenção passa pois pelo retirar de algumas folhas para que a ventilação se faça com mais facilidade bem como evitar o excessivo vigor da planta.

Desde 1854 que o Oídio é controlado com a aplicação de enxofre em pó e para isso houve a necessidade de criar ferramentas que permitissem a sua mais fácil e uniforme aplicação.

Criou-se a Enxofradeira, que depois de cheia permitia espalhar o enxofre nas zonas afetadas abanando-a com movimentos constantes e numa posição de aproximadamente 45º, de modo a expelir gradualmente o pó de enxofre.

Figura 387 – Um dos Primeiros Modelos de Enxofradeira.

 

Figura 387 – Um dos Primeiros Modelos de Enxofradeira.

Figura_388_–_Uma_Enxofradeira_por_pres

 

Figura 388 – Uma Enxofradeira por pressão de ar.

Figura 389 – Uma Enxofradeira por pressão de ar induzida por um fole.

 

Figura 389 – Uma Enxofradeira por pressão de ar induzida por um fole.

 

A necessidade de tratar as zonas internas da videira, levou à criação de ferramentas com funcionamento por pressão de ar e isso conseguiu-se com a aplicação de um fole na ferramenta. Desta forma o enxofre chagava a zonas mais inacessíveis permitindo uma aplicação mais uniforme.

A evolução trouxe novos inventos, ferramentas mais eficazes e mais versáteis, adaptadas também a áreas mais extensas.

Figura 390 – Uma Enxofradeira por pressão de ar já mais moderna.

 

Figura 390 – Uma Enxofradeira por pressão de ar já mais moderna.

 

Uma das inovações passa pela aplicação do enxofre solúvel, preferido por proporcionar uma aplicação mais homogénea, por aderir melhor às folhas e por dispensar a utilização de um segundo equipamento, podendo ser aplicado com um pulverizador.

*

 

*

bottom of page