top of page

Corrida de Sacos.

 

A corrida de sacos é outro jogo popular de conceção simples cujas únicas regras eram a proibição de empurrar os adversários e sair do saco. O objetivo do jogo era claro e bem definido. Chegar ao final do percurso primeiro que todos os outros concorrentes.

Para cumprir as regras do jogo, todos os concorrentes entravam dentro de um saco de serapilheira que era apertado à cintura. Depois de dado o sinal de partida, todos os concorrentes tentavam deslocar-se o mais rapidamente que lhes fosse possível na direção da linha de chegada utilizando a técnica que melhor se adequasse a cada caso. Se uns faziam todo o percurso a pé coxinho, outros davam saltos deslocando os dois pé ao mesmo tempo e outros ainda deslocavam ora um pé ora outro dentro do saco, tentando cada um chegar primeiro.

Corrida de sacos

 

​Figura 363 – A Corrida de Sacos.

 

 

Como nem sempre os sacos que cada concorrente levava eram iguais, os concorrentes que levassem os sacos maiores, tinham vantagem pois havia no interior do saco mais espaço para deslocar os pés. Também os concorrentes, quanto mais pequenos fossem, mais possibilidades tinham de se deslocar se o saco fosse grande, pois ficava espaço dentro do saco para se deslocar quase de maneira normal. O importante era manter sempre o saco bem esticado para não tropeçar.

De uma forma ou de outra as quedas eram constantes e engraçadas e após uma queda todos se levantavam para tentar recuperar o tempo perdido.

*

 

*

bottom of page