top of page

CONSTANTIM NA AtualiDADE

A Machada, o Machado e a Foice

 

A Machada é uma ferramenta de corte quase exclusiva para o abate de árvores e para a fragmentação de troços das árvores em pequenos pedaços, os cavacos, que depois se utilizam nas lareiras, tanto para aquecimento como para confeção das refeições.

Figura 374 – A Machada.

 

Figura 374 – A Machada.

 

É uma ferramenta que exige um enorme esforço físico, sendo por norma de utilização num tempo prolongado.

Os trabalhos de obtenção de lenha para os frios Invernos tinham várias fases que iniciavam no abate da árvore. Depois seguia-se o corte em troços de cerca de meio metro para depois serem deixados a secar. O corte era feito em cima de um cavalete com o “Sarrão” (talvez Serrão), uma espécie de serra de arco em ferro e de lâmina e trava larga, que se por um lado provocava um corte mais rápido, tornava-se também mais pesado de manobrar. Finalmente depois dos toros secos, rachavam-se, transformando-os em cavacos para serem queimados. Estes toros podiam ser rachados antes de secar, o que facilitava a secagem dos cavacos, porém dependia sempre do tempo disponível.

Figura 375 – A Rachar Lenha.

 

Figura 375 – A Rachar Lenha.

Atualmente a motosserra, veio facilitar todo este trabalho, pois permite o abate e o corte em troços com um mínimo de esforço humano.

Também os modernos rachadores mecanizados começaram a ser utilizados e como tal, o esforço físico é atualmente muito menor e o trabalho, inteiramente executado em frações de tempo que não têm qualquer comparação.

O Machado era basicamente igual à machada, exceto no seu tamanho. Muito mais pequeno, servia basicamente para cortar pequenos troncos ou plantas, bem como para aparar os ramos de árvores abatidas, ou rachar cavacos em lascas mais finas.

Figura 376 – O Machado.

 

Figura 376 – O Machado.

Figura 377 – A Foice.

 

Figura 377 – A Foice.

 

A Foice tinha a mesma utilização que o machado, porém requeria mais força por ser uma alfaia mais leve. Principalmente era utilizada para fazer a limpeza das árvores, no tempo em que os ramos mais baixos do pinheiro eram cortados de forma a incentivar o crescimento da árvore. O produto dessa limpeza era depois utilizado nas lareiras nos dias Invernosos ou para cozinhar.

A Foice, tinha a particularidade de possuir um encaixe cilíndrico de modo a poder inserir um cabo, podendo assim ser manuseada de longe sem que oferecesse perigo para o trabalhador, como por exemplo cortar silvas ou tojos, cujas picadelas são muito dolorosas, ou cortar ramos relativamente altos sem ter que sair do solo.

*

 

*

bottom of page