top of page

CONSTANTIM NA AtualiDADE

A Cabaça

 

A cabaça, não é obviamente um utensílio agrícola, mas era um artefacto muito utilizado no dia-a-dia do trabalhador rural e que o acompanhava sempre, fosse qual fosse o tipo de trabalho que executasse.

A cabaça, de nome científico Lagenaria vulgaris, é uma planta da família das Cucurbitáceas, pertencendo pois à mesma espécie do pepino, abóbora, melão e melancia entre outras. Este vegetal apresenta-se com uma pele verde-clara e a uma polpa branca no interior.

É comestível e as partes utilizadas são as folhas, os rebentos tenros, o fruto verde e as sementes, mas em doses excessivas a cabaça pode causar hemorragias mortais, precedidas por sintomas parecidos aos da cólera. É no entanto uma planta muito importante para a saúde, por conter cálcio, ferro, magnésio, carboidratos, caroteno, pectina, água e vitaminas C, B, B2 e PP. A planta contém uma substância que retarda o crescimento de tumores.

Figura 391 – A CaFigura 391 – A Cabaça em maturação.baça em maturação.jpg

 

Figura 391 – A Cabaça em maturação.

 

As cabaças depois de secas e curadas, são suficientemente fortes para serem usadas para armazenar água e vinho, mantendo-os relativamente frescos e sem serem expostos a micro-organismos. A cabaça estava seca quando as sementes chocalhassem no seu interior e nessa altura, fazia-se um buraco na parte superior e retirava-se todo o conteúdo incluindo as sementes. Era um processo demorado e que requeria alguma paciência.

Figura 392 – Cabaça prontas a usar.

 

Figura 392 – Cabaça prontas a usar.

 

Após as vindimas, quando as uvas fermentavam nos lagares, mergulhavam-se as cabaças no mosto, ficando limpas e tingidas com uma cor que não mais desaparecia. Por fim colocava-se um cordel ou uma correia para mais facilmente se agarrar ou pendurar e estava pronta para acompanhar o lavrador para os campos cheia de água ou vinho.

 

Atualmente em Constantim, as cabaças são simples objetos de decoração sendo de extrema raridade a sua utilização nas lides do campo, no entanto em tempos idos era tão imprescindível como as alfaias destinadas aos trabalhos que se iriam executar. Raro era o agricultor que passava na rua sem a sua cabaça a tiracolo.

*

 

*

bottom of page