top of page

CONSTANTIM NA AtualiDADE

A Estaca

 

E Estaca tem como finalidade abrir buracos no solo para plantar espécies vegetais, por esse facto tem em muitas localidades o nome de plantador.

A sua conceção é simples e ao jeito de uma estaca vulgar, era constituída por um troço de madeira afiado numa das pontas, tendo no outro extremo uma pega de qualquer tipo para facilitar o seu manuseamento. A madeira utilizada era sempre uma madeira resistente para ter uma durabilidade superior.

Figura 383 – Exemplo de uma estaca.
Figura 383 – Exemplo de uma estaca.
Figura 383 – Exemplo de uma estaca.

 

Figura 383 – Três exemplos de estacas utilizadas na plantação, mas de conceção mais moderna.

 

Na maioria dos casos utilizando o punho de outra ferramenta já sem serventia, por exemplo o punho de uma pá, era fácil fazer a estaca da imagem à esquerda. As outras tornavam-se ainda mais fáceis de improvisar e cumpriam da mesma forma os requisitos necessários à plantação. As pontas metálicas tinham apenas dois propósitos, sendo o primeiro o de proteger a madeira de que era feita e o segundo de permitir uma mais fácil entrada na terra.

A facilidade com que se podia improvisar uma estaca, levava a prescindir na maioria dos casos da ponta metálica, porque em quase todas as situações, sempre que se planeava plantar alguma espécie, o terreno havia sido previamente lavrado.

*

 

*

bottom of page