Jogo da Mosca.
O jogo da mosca era jogado por duas equipas com o mesmo número de elementos e mais um que era chamado de “mesa”.
A “mesa” encostava-se a uma parede e a equipa que por um qualquer sistema de seleção perdesse, tinha que se agachar encostando-se à mesa, agachando-se os outros elementos sucessivamente de forma a ficarem todos agachados em fila. Pronunciando a palavra “mosca”, os elementos da outra equipa saltavam para cima dos que estavam agachados, permanecendo aí por um tempo determinado.
Figura 365 – Jogo da Mosca. Imagem do blogue - (Ainda sou do tempo).
Quando a “mesa” desse a ordem a equipa que saltava saía para repetir os saltos. A equipa que se se agachava podia mudar de posições, ficando mais ou menos levantados. Normalmente os jogadores que se agachavam, tentavam elevar-se o mais possível, pois dessa forma minimizavam a área de apoio da equipa que saltava. Para suprimir a falta de espaço ou para segurar elementos da própria equipa que estavam em risco de escorregar, saltava-se muitas vezes para cima deles para tentar impedir a queda até a “mesa” dar a ordem para sair.
Enquanto a equipa saltadora não caísse ou a equipa que se agacha se separasse, (dizia-se que a equipa arreou), a equipa saltadora continuava a saltar.
Quando um ou mais elementos da equipa que saltava caíam, toda a equipa saía para passar a agachar e tudo se repetia até o jogo finalizar por acordo dos elementos participantes.
*
*