CONSTANTIM NA AtualiDADE
Jogo da Reca ou Pinha.
O jogo da Reca é um jogo de origem medieval que se jogou em Constantim pelo menos até meados do século XX. Nunca percebi o conceito do jogo, mas através do livro “Jogos Populares Portugueses de Jovens e Adultos” de António Cabral, retirei esta explicação.
Escolhido o terreno de jogo e cada jogador com um pau, fazia-se no centro um buraco ao qual se dava o nome de nicho. Ao redor do nicho, a uma distância de 3/4 metros faziam-se outros nichos mais pequenos, menos 1 do que o total de jogadores pois 1 dos jogadores ia para o centro do terreno para tentar conduzir a reca para o nicho central. O jogador era escolhido de acordo com vários critérios de seleção.
O jogador que ia para o centro, tinha que conduzir a reca para o nicho central apenas com o pau, tendo sempre a oposição dos restantes jogadores que tentavam impedir este propósito, mas defendendo sempre o seu nicho do pau do jogador que conduz a reca.
Para defender os nichos os jogadores tinham que ter lá o pau colocado. Se o jogador do centro colocasse o seu pau num nicho de outro jogador que não estivesse guardado, eram invertidas as situações dos jogadores.
Quando o jogador do centro, coloca a pinha no nicho central, tem um nicho exterior para ele e os outros jogadores têm que escolher o seu acabando um deles por ficar sem nicho e passará então a ser ele o jogador que conduz a reca.
Este jogo que tem uma marcada relação com o trabalho rural e chamava-se Jogo da Reca porque representava a condução da porca para as cortes.
Chamava-se jogo da Pinha porque era jogado com uma pinha, que simbolizava o animal a ser conduzido.
Pensa-se que foi durante um destes jogos, que o Príncipe de Vila Real terá dito ao Rei D. João I após a conquista de Ceuta, que com aquele alleo (o pau com que jogava) defenderia a praça de Ceuta contra os mouros.
*
*