top of page

CONSTANTIM NA AtualiDADE

A Mamôa

Parece que o lugar de “Mamoa” tem ligações a uma época histórica muito remota, provavelmente à pré-história se dermos como corretos os relatos que mencionam o aparecimento de grandes pedras no lugar de Mamôa. Parece que uma dessas pedras, de acordo com o Portal do Arqueólogo, foi adquirida pelo Dr. Joaquim Barros Ferreira (ver capítulo da Toponímia).

Como estariam dispostas no terreno? Que forma teriam? Não o sabemos.

Mamôa

​Figura 354 – Uma Mamôa.

Uma mamoa, é normalmente uma espécie de montículo feito pelo homem que cobre totalmente uma câmara fúnebre com a finalidade de a ocultar e proteger. A câmara fúnebre era formada por grandes pedras colocadas ao alto, formando ou não um corredor sendo depois colocadas outras pedras a fazer a cobertura.

 

A Câmara era depois integralmente coberta com pedras e terra para proteção, ficando com o aspeto de um montículo de tamanho variável podendo no entanto atingir os 30 ou 40 metros. A vegetação acabava algum tempo depois por revestir a construção.

 

O nome de mamôa tem origem na civilização romana que deu a estes monumentos o nome de mammulas por se assemelharem aos seios da mulher.

 

Julga-se que estas sepulturas megalíticas correspondiam a pessoas ou famílias importantes ou de alta linhagem, facultando-lhe assim uma referência para a sua identidade. Seria esta a origem do nome da nossa Mamôa?

*

 

*

bottom of page