CONSTANTIM NA AtualiDADE
Jogo do Arco.
O jogo do arco era também uma popular brincadeira que se jogava com um aro metálico tendo como acessório adicional uma guia para o fazer andar e para o parar. A guia era também metálica e constava de um ferro ou vários arames enrolados sobre si próprios, com comprimento adequado ao proprietário do arco em que na ponta terminava num “u” dobrado a 90º relativamente ao cabo da guia.
No extremo onde a mão segurava, ou se dobrava para se adaptar melhor à mão, ou se colocava um cabo em madeira. A própria guia era às vezes decorada a gosto.
Figura 362 – O Arco
O jogo constava em conduzir o arco sem que caísse percorrendo determinados percursos, com ou sem obstáculos. Ganhava o que primeiro chegasse ao final do percurso. Uma penalização implicava o recomeço do percurso.
Também com o arco se praticavam depois diversas habilidades, como iniciar o andamento sem auxilio das mãos impelindo-o apenas com a guia estando pendurado nela, iniciar o andamento com o arco no chão mas apenas encostado à guia, inverter o sentido de andamento do arco sem o deixar cair e utilizando apenas a guia, recuperar o andamento do arco quando este já está em queda ou fazê-lo resvalar no chão sem lhe perder o controlo.
O tempo passou depressa e engoliu talvez para sempre as correrias na rua conduzindo os arcos, sozinhos ou em grupos, tilintando nas pedras da calçada ou girando na terra batida e que algumas vezes seguia descontrolado rumo a sítios que não devia, como por exemplo os joelhos ou as canelas de alguém.
*
*