top of page

Jogo do Fito.

Para ser jogado o Fito, pressupunha a existência de dois pinos de ferro ou de madeira (os fitos), com cerca de 3 centímetros de diâmetro e 10 a 15 centímetros de comprimento, e, uma malha para cada jogador. As malhas podiam ser redondas feitas em ferro ou simplesmente pedras mais ou menos lisas e arredondadas pelo próprio jogador.

Era um jogo de equipa, em que as equipas podiam ser formadas por quatro, seis ou oito jogadores, muito raramente ultrapassando este número. O jogo podia no entanto ser disputado um contra um.

Os pinos eram colocados a uma distância de cerca de 10 passos e metade dos elementos de cada equipa posicionava-se junto de um dos pinos ficando a outra metade junto do outro pino.

A pontuação era definida de 3 em 3 pontos até chegar aos 12 o que significava metade do jogo. Depois seguia-se o mesmo critério mas chamando-se pontos de cima (3 de cima, 6 de cima, etc.) o que significava a 2ª metade do jogo. Tombar o pino com uma malha valia 6 pontos (chamava-se dar uma “carada”) e a malha que depois de todos os jogadores atirarem, ficasse mais próxima do pino, dava à equipa 3 pontos. Completando 24 pontos terminava esse jogo. A partida era ganha à melhor de 3 jogos.

O jogo desenrolava-se atirando as malhas na direção do fito de forma a tentar atingi-lo e as malhas eram atiradas alternadamente pelos elementos de uma e outra equipa, primeiro para um pino até todas as malhas serem lançadas e depois para o outro. Os lançamentos repetiam-se até o jogo ser concluído.

As malhas atiradas podiam ser apanhadas antes de terminarem todos os lançamentos, desde que houvesse malhas mais próximas do fito, pois já não teriam influência na pontuação, no entanto era uma regra que tinha que ser previamente definida, pois podiam ter influência nas jogadas que faltavam. A malha podia ser um obstáculo ou um impulso a uma próxima malha porque uma outra malha adversária ou não podia bater nela e aproximá-la do fito, recuperando assim posição para pontuar. Por outro lado, uma malha da mesma equipa ao bater nela, pode eventualmente rolar para longe perdendo a hipótese de pontuar.

A equipa que fizesse mais jogos ou mais partidas consoante o acordado antes de iniciar o jogo era a equipa vencedora e a equipa que perdesse pagava as bebidas tomadas durante o jogo.

Assim se passava a manhã de Domingo desde que acabava a Missa até ao almoço principalmente na tasca do Baltazar, atualmente a Lojinha do Pão.

*

 

*

bottom of page