top of page

CONSTANTIM NA AtualiDADE

Objetos de Cozinha

 

Como eram diferentes as cozinhas de antigamente. Muitas vezes a cozinha era a divisão principal da casa que na mesma área reunia o quarto ou quartos, separados apenas por cortinados improvisados, sem teto apenas as telhas a separar da intempérie.

Figura 355 – O Pote.

 

Apesar dos melhoramentos no capítulo da comodidade, muitos dos objetos de outrora ainda se encontram em uso, por exemplo quem não se lembra dos potes? Feitos em ferro fundido havia-os de vários tamanhos, cada um mais indicado para cada tipo de comida. Uns mais utilizados para fazer a sopa (o caldo), outros mais apropriados para a refeição principal e os de maior tamanho destinados a cozer as verduras para os porcos. Eram por isso conhecidos como os potes do reco.

Figura 356 - Garfos de Ferro.

Figura 357 – Almotolia.

O calor da fogueira, enquanto a refeição era cozinhada, ajudava no aquecimento da casa, principalmente nos dias de Inverno. A esperada hora da refeição, que maioritariamente constava de batata cozida e que noutros tempos raramente acompanhava com mais alguma coisa, era regada com puro azeite distribuído pela Almotolia, vasilha de alumínio em forma de cone e frequentemente chamada de “Almotelia” ou “Almotriga”.

 

Os garfos de ferro bem afiados marcavam obviamente presença na mesa embora atualmente apenas estejam presentes nos antiquários. As famílias mais abastadas tinham por certo refeições diferentes variando como será óbvio, de acordo com as possibilidades das famílias.

 

Embora ainda em utilização em muitas casas, a Almotolia na generalidade deixou de ser usada sendo substituída pelos galheteiros mais ou menos decorados, de formatos vários e materiais diversos.

Outros objetos existiriam com certeza mas gradualmente foram sendo substituídos por novos equipamentos mais versáteis e mais práticos que facilitavam cada vez mais a vida da mulher na cozinha

Figura 358 – Máquina de pressão.

 

A máquina de pressão foi um desses objetos, que com o aparecimento do petróleo como combustível, se difundiu largamente, mas que aos poucos acabou por desaparecer das cozinhas, fruto do aparecimento de aparelhos cada vez mais funcionais.

*

 

*

bottom of page