Jogo da Cabra Cega.
O jogo da Cabra-cega é um jogo que se especula ter sido criado na China por volta do ano 500 A. C. e trazido para a Europa pela Dinastia dos Tudor de Inglaterra, que reinou entre 1485 e 1603.
O jogo não estabelecia limite de jogadores e era disputado com jogadores de ambos os sexos, tanto crianças como adultos.
Figura 368.2 – O Jogo da Cabra-cega.
As regras do jogo eram muito simples. Delimitava-se uma área da qual nenhum jogador poderia sair e onde os jogadores se movimentavam. Um dos elementos, que poderia ser sorteado, escolhido ou que podia simplesmente voluntariar-se, usava uma venda nos olhos impossibilitando-o de ver. Este jogador, a Cabra-cega, procurava então apanhar e identificar o jogador apanhado e se o conseguisse, o jogador identificado passaria a ser a Cabra-cega.
Numa versão mais simples, passaria a ser a Cabra-cega o jogador que simplesmente fosse apanhado.
Num passado mais recente e hoje, é considerado um jogo infantil, em que o desenvolvimento da audição e da concentração eram fundamentais para o desenrolar do jogo, porém na Idade Média era um passatempo palaciano em quase todas as cortes da época, chegando a jogar-se de forma apimentada.
*
*