top of page

Jogo da Macaca.

Para se jogar o jogo da Macaca, era necessário desenhar primeiro a macaca, podendo o traçado ser feito em terra batida, nas pedras da calçada ou em superfícies asfaltadas ou cimentadas. Se na terra batida a macaca se desenhava com um simples pau, nas superfícies cimentadas ou asfaltadas utilizava-se um giz ou uma pedra.

Conforme as figuras mostram, o traçado era simples.

Figura 368.3 – Traçado para o jogo da Ma
Figura 368.3a – Traçado para o jogo da M

 

Figura 368.3 – Traçado para o jogo da Macaca

 

O jogo desenrolava-se atirando uma pedra ou uma malha para uma das casas, sem que saísse dos seus limites. Depois ao pé-coxinho, percorriam-se todas as casas, nas duas últimas invertia-se a direcção e no regresso, mas sempre ao pé-coxinho, tinha que se apanhar a pedra ou malha sem cair.

A sequência de lançamento da pedra ou da malha para o jogo tanto podia ser sequencial, iniciando na casa 1 e terminando na 8, como podia ser facultativa, podendo até ser lançada de costas.

Terminado o trajeto, outro jogador entra para jogar. No caso de algum jogador pisar a casa que contém a pedra, pisar as linhas de qualquer casa ou cair no decorrer do jogo, perde e dá lugar a outro jogador.

É um jogo que se acredita remontar ao tempo dos Romanos e que simbolizava a passagem pela vida, mas as primeiras referência a este jogo datam do século XVII, no manuscrito “Book of Games” compilado entre 1635 e 1672 pelo Inglês Francis Willughby.

Apesar de este jogo desenvolver capacidades físicas e de equilíbrio, trabalhar o conceito de saber esperar respeitando as capacidades dos outros jogadores, atualmente o jogo da Macaca, como tantos outros não tem qualquer participante e desapareceu das rotinas e dos momentos de lazer das crianças.

Se esta página contribuir para que não caia em definitivo no esquecimento, então considero o meu dever cumprido.

*

 

*

bottom of page