Jogo da Queimada.
O jogo da Queimada possui uma origem confusa, ninguém sabendo ao certo onde ou como surgiu, havendo no entanto algumas ideias.
A ideia mais consensual, refere que surgiu na Europa Meridional, no reino da Papónia, quando na idade Média, o rei Papus terá treinado o seu exército contra invasões dos Bárbaros, arremessando bolas de fogo contra os seus guerreiros obrigando-os a movimentar-se evitando as bolas de fogo e também a atirá-las contra objetos simulando o exército inimigo.
O sucesso do treino levou à adaptação do jogo que de forma lúdica passou a disputar-se em festivais, tornando-se popular.
O jogo da Queimada é um jogo popular coletivo bastante antigo e que envolve duas equipas com o mesmo número de jogadores. O terreno de jogo era traçado de forma provisória ou demarcado com pequenas pedras num qualquer espaço livre, dividindo o espaço em duas metades, uma para cada equipa. No topo dessas áreas ficava a zona dos queimados com um elemento de cada equipa, mas sempre de forma intercalada. Era neste local que se posicionavam os jogadores que haviam sido queimados.
Figura 368.1 – Exemplo da divisão do terreno para o jogo da queimada.
Para jogar é necessária uma bola que se segure bem com uma mão. A finalidade do jogo é o jogador que tem a posse da bola, tentar acertar num elemento da equipa oponente e a bola tocar o chão.
Nesta situação o jogador considera-se “queimado” e irá dirigir-se para a zona de queimados da equipa contrária. Se o jogador que se tenta queimar, segurar a bola sem que esta toque o chão, tem direito a tentar queimar o adversário. Qualquer elemento da equipa pode tentar queimar, mas a bola só pode ser trocada entre um elemento da equipa no terreno de jogo e o jogador da zona dos queimados e nunca entre os elementos no terreno de jogo. Se no decurso do jogo e ao tentar desviar-se da bola, um jogador sair do terreno demarcado, considera-se queimado.
Vence a equipa que eliminar todos os adversários da equipa adversária ou a equipa que tiver queimado mais jogadores adversários na altura em que o jogo finalizar.
Tal como muitos outros jogos, também este desapareceu das ruas e dos recreios das escolas permanecendo apenas na memória de quem o jogou em tempos idos.
*
*